Voltar

Você precisa da Pílula da beleza?

Postado em 24/11/2021 às 20:49

Hoje em dia, existem muitas dúvidas sobre as “Pílulas da beleza” e sobre o queridinho de muitos: ele mesmo, o Colágeno! Primeiro, as “Pílulas da beleza” são cápsulas com compostos de vitaminas, minerais e às vezes colágeno, que juntos se propõem a ter efeito rejuvenescedor e a melhorar a qualidade da pele, unha e cabelos. Vale salientar que algumas dessas cápsulas são voltadas só para pele, outras só para cabelo ou unhas e outras tentam englobar todo o universo da dermatologia. É possível encontrar esses suplementos prontos em farmácias, mas também é possível manipular de acordo com o desejo do prescritor.

 

Atenção à palavra suplementação: quando falamos em suplementar algum nutriente estamos falando em fornecer em quantidade adicional, ou seja, dar determinado nutriente a um indivíduo que não tem uma deficiência daquele nutriente. Até o presente momento, ainda não há um consenso nos trabalhos científicos que sustentem a suplementação em relação à pele, unha e cabelos. Vale ressaltar que uma alimentação saudável e balanceada deve ser o carro chefe da vida, já que dessa forma conseguimos suprir os nutrientes que nosso corpo precisa na maioria das situações.

 

Tudo isso também se aplica à suplementação oral de colágeno, já que existem poucos estudos que embasem tal prática. Há um estudo que sugere uma melhora na hidratação da pele, mas o fato é que precisamos de mais trabalhos científicos nesse sentido, comparando a suplementação de colágeno, por exemplo, com uma alimentação balanceada e rica em proteínas.

 

Ademais, se você parar para analisar o colágeno é uma proteína, que quando é ingerida é quebrada em aminoácidos (como todas as proteínas), aminoácidos esses que serão usados para reconstruir novas proteínas. E aí surge um questionamento: se aumentarmos a ingestão proteica na alimentação (mais carne, mais ovo, mais leite e derivados) teremos um aporte maior de aminoácidos - será se isso não terá um benefício maior na pele? Então, até o presente momento ainda não temos essa resposta.

 

Na prática, há pacientes que percebem um benefício na pele com a suplementação seja de colágeno, seja das “pílulas da beleza” (efeito placebo?), outras não percebem diferença alguma. A indicação acaba sendo individualizada conforme os anseios do paciente, conforme a necessidade de um aporte proteico maior, como quando o paciente faz um procedimento que vise aumentar a produção de colágeno, ou quando o paciente ingere pouca proteína. Mas o fato é que ainda não temos todas as respostas em relação a esses assuntos e precisamos de mais e melhores estudos para entendermos o papel da suplementação em relação a pele, unhas e cabelos.

 

 

 

Fonte: Camila Medeiros, médica, dermatologista

Voltar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PREVALE 2017

Publicado em 04/08/2017 às 18:17

Tirinha - Quem somos?

Publicado em 28/07/2017 às 15:27

TERMOS E POLÍTICAS

CNPJ 24.289.515.0001/11

SIGA NOSSO INSTAGRAM

@americomota

© 2017 - 2022. AMMO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Logo Re9 Agência

Entre em contato