Escore "PHASES"
16/04/2024 12:00
O escore PHASES é uma ferramenta utilizada para estimar o risco de ruptura de aneurismas intracranianos não rotos. A sigla PHASES representa seis fatores de risco que são considerados ao calcular o risco. Aqui está um resumo dos pontos-chave representados por cada letra da sigla:
- P (Population): População. Refere-se à etnia e região geográfica do paciente, uma vez que a prevalência e o risco de ruptura de aneurismas podem variar significativamente entre diferentes populações e regiões do mundo.
- H (Hypertension): Hipertensão. A pressão arterial alta é um fator de risco conhecido para a formação e ruptura de aneurismas cerebrais.
- A (Age): Idade. O risco de ruptura de aneurismas tende a aumentar com a idade.
- S (Size of aneurysm): Tamanho do aneurisma. O risco de ruptura aumenta significativamente com o tamanho do aneurisma; aneurismas maiores têm maior probabilidade de ruptura.
- E (Earlier SAH from another aneurysm): Hemorragia subaracnóidea anterior devido a outro aneurisma. Pacientes com histórico de hemorragia subaracnóidea devido à ruptura de outro aneurisma correm maior risco de ruptura de aneurismas adicionais.
- S (Site of aneurysm): Localização do aneurisma. A localização do aneurisma no sistema circulatório cerebral também influencia o risco de ruptura. Aneurismas em certas localizações, como a artéria comunicante anterior ou a artéria cerebral média, podem ter um risco maior de ruptura.
O escore PHASES é utilizado por profissionais de saúde para avaliar o risco de ruptura de aneurismas intracranianos não rotos e ajudar na tomada de decisões clínicas sobre o tratamento. Ele combina esses fatores de risco em um escore numérico que estima a probabilidade de ruptura do aneurisma em um período de cinco anos, auxiliando assim na avaliação dos benefícios potenciais da intervenção cirúrgica em comparação com o acompanhamento conservador.