Teoria de Gestalt

13/08/2020 09:42

IMAGINAR

Significado no dicionário:
“i·ma·gi·nar.: Conceber na mente imagem de algo que não é real ou que não está presente; excogitar, fantasiar, idear...”

E GESTALT, conhece essa teoria?!

A Teoria da Gestalt, em suas análises estruturais, encontrou determinadas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e ideias.
De acordo com a Gestalt, a arte se funda no princípio da forma. Ou seja, na formação de imagens, os fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual constituem para o ser humano uma necessidade e, por isso, são considerados indispensáveis.

Em outras (nas minhas) palavras, é aquela imagem capciosa que você enxerga através de silhuetas de imagens preexistentes, que muitas das vezes, reflete seu estado de espírito! Como os famosos desenhos nas nuvens....

E essas outras aí?! Olhem para as figuras abaixo, o que veem?!

Essa “arte” (a de imaginar) e essa prática (a imaginação), tendo como pano de fundo, a teoria de gestalt, é muito comum entre nós radiologistas, ou, IMAGINOLOGISTAS, cujo significado é ”aquele q estuda as imagens” mas por que não: ”aquele que IMAGINA”?!

Pois é, já falamos, em diversas oportunidades, sobre os famosos sinais da radiologia, que basicamente servem pra fazermos links neurais para facilitar o aprendizado e visualizarmos melhor as diversas patologias e até mesmo condições normais.

Sinal do “H”, sinal do beijo ovariano, sinal do beijo hepatoesplenico, sinal do doce “beijinho de coco”, sinal da vela do barco, sinal do anel de sinete, sinal da chama de vela, enfim..... fora as metáforas e regras mnemônicas que utilizamos.

Mas as vezes, em nosso dia-a-dia, nos deparamos com imagens capciosas do corpo, nos diversos exames de imagem; que nada tem a ver com os sinais clássicos da radiologia.... é puramente IMAGINAÇÃO!!! 

E vocês?! Viram o que eu vi?!
Comenta aí! :)

Viva sua arte!!!