PIELONEFRITE XANTOGRANULOMATOSA - CONHEÇA A PATA DO URSO
10/08/2020 14:23
Homem de meia idade, queixando-se de dor lombar crônica, ITU's de repetição e febrícula arrastada. Exames laboratoriais indicando perda de função renal. Vejamos sua TC abdominal:
*cálculo coraliforme preenchendo a pelve renal direita. Importante dilatação calicinal difusa. Rim esquerdo normal.
Repare num detalhe: muita dilatação calicinal para pouca ou nenhuma dilatação da pelve renal. Na verdade a pelve renal ao redor do cálculo coraliforme parece até contraída, paradoxalmente. Compare o nosso caso com uma hidronefrose habitual:
Essa combinação de achados de imagem e de aprèsentação clínica são típicas de uma condição: PIELONEFRITE XANTOGRANULOMATOSA - cálculo coraliforme com pelve renal contraída em sua volta, importante dilatação calicinal e quadro infeccioso arrastado, com progressão pra aperda da função renal,
Abaixo o clássico sinal da PATA DO URSO, comparando os coxins gordurosos da pata do mamífero com os cálices dilatadados de PXG. O nome xantogranulomatosa vem da hipótese de que estes cálices dilatados estariam preenchidos por macrófagos espumosos, repletos de lipídeos, formando granulomas crônicos.
Mais uma dica AMMO: pata do urso e PXG.