Voltar

Tatuagens, Cosméticos Permanentes e Maquiagem

Postado em 02/08/2017 às 21:08:27 imagem noticia Tatuagens, Cosméticos Permanentes e Maquiagem

Infelizmente, há muita confusão sobre os aspectos gerais de segurança de cosméticos permanentes. Muitos radiologistas se recusaram a realizar exames em indivíduos com tatuagens. Desta forma, essa preocupação excessiva a cerca de potenciais eventos adversos tem impedido que alguns pacientes tenham acesso a essa importante técnica de diagnóstico por imagem: a Ressonância Magnética (RM)!

Um trabalho científico realizado em 2002 demonstrou que apenas 1.5% dos pacientes com tatuagens cosméticas experimentaram problemas relacionado a RM, sendo relatadas queixas de sensação de “queimação” ou “leve formigamento”. Ambos os incidentes foram transitórios e não impediram que os respectivos pacientes finalizassem o estudo. Todavia, deve-se dar uma melhor atenção as tatuagens decorativas, especialmente a extensas, pelo risco potencial de "queimaduras".

Vale ressaltar que é importante o paciente relatar o uso de maquiagem ("eye makeup”, por exemplo) ja que essas podem ser fonte de artefatos, sendo as vezes, necessário removê-la antes da realização do exame.

Apesar de não obrigatório, uma bolsa de gelo pode ser aplicada sobre o local da tatuagem durante a realização da RM. Entretanto, o mais é importante é que o paciente tenha ciência do risco potencial e informe a equipe qualquer sensação não usual no local da tatuagem.

Assim, em vez de evitar uma ressonância magnética, que pode ser extremamente importante no diagnostico precoce de uma patologia; os indivíduos que têm tatuagens ou maquiagem permanente deve informar a equipe de radiologia sobre este fato, a fim de tomar as precauções adequadas, evitar complicações e garantir sempre os melhores resultados!

 

Nota:
As informações publicadas neste site não devem ser consideradas aconselhamento médico. Não esqueça que a Medicina é uma ciência em constante transformação e inúmeros trabalhos e evidencias são modificadas todos os dias.
Se você é um leitor não-médico, consulte seu médico sobre quaisquer questões médicas relacionadas a doenças, condições, sintomas, diagnóstico, tratamento e efeitos colaterais.


Américo Mota

Por Américo Mota

Entusiasta de Tele Educação e Tecnologias em Saude

Voltar

Mais acessadas

Amamentação e Contraste da Ressonânci

19127 visualizações

Postado em 02/08/2017 às 16:08:27

Contrastes e Gravidez

9884 visualizações

Postado em 02/08/2017 às 18:08:27

Estilhaços, corpos estranhos e projéte

3223 visualizações

Postado em 02/08/2017 às 17:08:27

Boletim informativo

Inscreva seu e-mail para receber notificações sobre novas postagens.